sábado, 16 de janeiro de 2010

Melhores álbuns punks da California, EUA.

Dessa vez eu fiz uma listinha dos meus álbuns punks preferidos de bandas da California, EUA. Um disco por banda só.

The Germs - GI (1979)
Muitos dizem que o primeiro registro punk na California foram deles. Disco bem cru, típico de bandas punks da época, foi produzido pela Joan Jett.

Dead Kennedys - Fresh Fruit for Rotten Vegetables (1980)
Acho que esse é o meu preferido. Instrumental rápido, riffs meio surf, mas o ponto forte mesmo do disco são as letras, sempre bem sarcásticas.

X - Los Angeles (1980)
Primeiro deles. Influência rockabilly, vocais ora feminino, ora masculino fazem do disco bem legal. Produzido pelo Ray Manzarek, tecladista do The Doors (!)

Black Flag - Damaged (1981)
Rápido, agressivo, cheio de solinhos e paradas, o que mais pra frente influênciou bandas de heavy metal. É o primeiro deles, e tem Henry Rollins nos vocais. Um clássico para os amantes do hardcore.

TSOL - Dance with Me (1981)
Letras macabras, instrumental às vezes rápido, às vezes sombrio. Ótima trilha sonora para filmes de terror haha. 

Agent Orange - Living in the Darkness (1981)
Com grande influência de surf music, e até com algumas releituras de clássicos do gênero, a banda mostra um estilo único e bem legal em seu primeiro disco.

Suicidal Tendencies - s/t (1983)
Tem uma mescla de hardcore com metal, um vocal às vezes falado, às vezes desesperado. A galera do skate curte bastante esse disco. Boa pedida!

Bad Religion - Suffer (1988)
Este disco é referencia para varias bandas, dizem que é o marco zero do hardcore melódico. Depois desse disco varias bandas apareceram com um som muito similar, fazendo assim uma nova cena punk rock na California.

Operation Ivy - Energy (1989)
A banda acabou no mesmo mês do lançamento deste álbum, que mistura bem o punk e o ska, fazendo o chamado ska-core que ficaria famoso anos depois.

Rancid - ...And out Come the Wolves (1995)
Um dos primeiros discos punks a ter um alto custo de produção. Com vídeos na MTV e cheio de “hits”, mesmo sendo lançado por uma gravadora independente, esse álbum é um dos responsáveis pelo retorno do punk a grande mídia.

Nofx - Pump up the Valuum (2000)
Disco rápido, bem produzido e com letras bem legais, como de costume da banda. Não é  o disco deles mais aclamado, mas acho que é o que eu mais gosto.

Social Distortion - Sex, Love & Rock N Roll (2004)
Produção muito boa, algumas baladas e letras saudosistas. Esse disco nem é muito punk, mas é o que eu mais gosto do Social Distortion. 

3 comentários:

  1. Bela lista meu caro. Não vou discutir quanto ao álbuns escolhidos, mas minha lista anda teria o About Time do Pennywise, Big Choice do F2F, Hoss do Lagwagon e o Leche con Carne do No Use. Que venha a lista NY.

    ResponderExcluir
  2. É, eu tô por fora mesmo...não conheço boa parte dos discos.

    Como a gente já falou no boteco outro dia, boa escolha de disco do NOFX. o Pump Up the Valuum tem os riffs mais criativos da banda.

    O Suicidal foi uma boa lembrança, também!

    ResponderExcluir
  3. Pootz, esqueci Circle Jerks - Group Sex (1980)

    ResponderExcluir