sábado, 23 de janeiro de 2010

SKA

O ska é um tipo de música que eu gosto bastante, mas que pouca gente (que eu conheço) gosta. É um estilo criado na Jamaica no final da década de 50, precursor do reggae, esse sim beeem famoso.Vou fazer um resuminho aqui da história...

Discriminação, união, classe trabalhadora.. esses temas sempre são explorados por bandas de ska. Lá no comecinho, durante a década de 60, também conhecido como "the first wave", teve o pessoal do Skatalites, o Desmond Dekker, Laurel Aitken e outros se destacando por toda Jamaica. Faziam um som diferente até então, e aos poucos invadindo o espaço britânico nas rádios. Outros estilos apareceram por lá por causa do ska, como o rocksteady e o skinhead reggae, também conhecido como early reggae, no final da década de 60. O próprio Bob Marley, que todos conhecem, teve um som ska em seus primeiros registros, só depois que ele firmou sua carreira no reggae.

A segunda fase do ska veio mais tarde, o two-tone. Também conhecido como "the second wave", teve como centro a Inglaterra no final da década de 70.  Deu-se o nome devido boa parte das bandas fazerem parte do selo 2 Tone Records. Bandas como The Specials, Selector, Madness, English Beat, Bad Manners tinham como diferencial a junção de novos elementos, deixando o ska mais rápido e dançante. O visual das bandas, algo sessentista dos rude boys jamaicanos, usando ternos, sapatos e chapéus ajudaram a dar uma cara a essa nova era do ska. 

No anos 90 houve um revival do ska, chamada também de "the third wave". Bandas  influenciadas pelo ska two-tone apareceram com grande sucesso na mídia, como Sublime, No Doubt, Reel Big Fish e Mighty Mighty Bosstones, os dois últimos fazendo o chamado ska-core, que é a mistura do ska com o punk/hardcore. Muitas pessoas ligadas ao ska desconsideram essa fase, por se tratar de uma versão muito desconfigurada do ska original.

Hoje em dia temos algumas bandas de ska classificadas como neo-trads, que tem em seu som o ska tradicional, com pitadas de jazz e ótima produção em seus discos. The Slackers, Hepcat e Aggrolites são bons exemplos dessa leva. No ano passado fui ver Slackers em São Paulo, muito bom o som deles :)

3 comentários:

  1. Bom texto, bom texto. Engraçado como um ritmo tão bacana como o Ska deu origem justo ao mais terrível de todos os males, o Reggae. Tá certo qeu eu sou meio chato, mas convenhamos: se havia ska, pra quê reggae?!?

    ResponderExcluir
  2. Grande Le! Vou me atualizar, pois nao conheco esses sons... Com essa sua introducao tao boa foi quase um convite. Valeu!!

    ResponderExcluir
  3. da hora o resumão da parada toda! hehe

    ResponderExcluir