quarta-feira, 1 de setembro de 2010

100 anos de Timão

Hoje sem dúvida alguma é um grande dia para o futebol brasileiro, pois no dia 1º de setembro de 1910, cem anos atrás, nascia o todo poderoso Sport Club Corinthians Paulista. O nome foi inspirado no pequeno time de Londres, Corinthian FC, que excursionava pelo Brasil na época. 

Já nas décadas de 1920 e 1930 o Timão firmava-se como uma das equipes mais importantes de São Paulo, rivalizando com a Societá Sportiva Palestra Itália (futuro Palmeiras). Nos anos 50 o clube viveria uma de suas épocas mais gloriosas de todos os tempos,  arrematando Campeonatos Paulistas, Torneios Rio-São Paulo e a Pequena Taça do Mundo.

Na semifinal do Campeonato Brasileiro de 1976, cerca de 70 mil torcedores alvinegros viajaram para o Rio de Janeiro para assistir o duelo no Maracanã contra o Fluminense. Aquele momento acabou conhecido como "A invasão corintiana". A  vitória veio sobre o clube carioca nos pênaltis, após empate de 1 a 1 no tempo regulamentar. Porém na decisão do Brasileiro, o Internacional se sagrou campeão.

O ano de 1977 foi muito especial para o clube. A conquista do Campeonato Paulista, que se tornou um dos títulos mais inesquecíveis da história corintiana, pois representava o fim de quase 23 dolorosos anos sem ganhar competições oficiais, época que a torcida corintiana mais cresceu, se tornando a torcida gigantesca que é até hoje. Na última de três partidas, contra a Ponte Preta, o título veio com o gol de Basílio, no segundo tempo, no melhor estilo sofredor corintiano de ser.

No começo dos anos oitenta os resultados ruins em campo levaram a mudanças na diretoria, e os jogadores passaram a ter papel ativo nas decisões do clube. Tudo era resolvido pelo voto, das contratações ao local de concentração. O período ficou marcado como a "Democracia corintiana". As mudanças surtiram efeito. Em 1982, quando liderados pelos ídolos Sócrates, Casagrande, Biro-Biro e Zenon, o clube conquistou o Campeonato Paulista em cima do São Paulo. No ano seguinte, o Timão repetiria a final contra o rival e uma vez mais faturaria o torneio.

Em 1990 o Timão ganhou seu primeiro titulo Brasileiro, com um gol de Tupãzinho, um time razoável, mas com muita raça e jogadores como o meia Neto e o goleiro Ronaldo. Nessa década o clube conquistou a maior sequência de título da sua história, como o bicampeonato brasileiro de 1998 e 1999, e a maior conquista do clube: o Mundial de Clubes, em 2000, o primeiro organizado pela FIFA. A final foi contra o Vasco no Maracanã, decidida nos pênaltis.

Em 2005 o clube é mais uma vez campeão brasileiro após contratações milionárias do fundo de investimento MSI, grupo o qual foi também um dos grandes responsáveis pela queda do time para série B no Campeonato Brasileiro de 2007. Com o time na série B, o clube se reestruturou dentro e fora dos gramados, montando uma boa equipe, que voltou para a série A sendo campeã do torneio.

Em 2009, o clube acertou a contratação de Ronaldo, o fenômeno, que mesmo gordo levou nas costas o Campeonato Paulista invicto, e a Copa do Brasil para o Timão. Devido ao seu peso sofreu varias contusões e não conseguiu ter uma boa sequencia de jogos neste ano de 2010. 

A última surpresa veio poucos dias atrás, quando foi anunciado finalmente o tão aguardado estádio corintiano, que será entregue em 2013, para também ser o estádio de abertura da Copa de 2014, aqui no Brasil.

Principais títulos: Campeão Mundial de Clubes FiFA (2000). Pequena Taça do Mundo (1953)Tetracampeão Brasileiro (90, 98, 99 e 2005)Tricampeão Copa do Brasil (95, 02 e 09)Supercopa do Brasil (1991). Campeonato Estadual (26 vezes). Rio-SP (50, 53, 54, 66 e 2002). 

Tudo bem que os meus amigos são paulinos andam um pouco chateados com o Timão, afinal já fazem 10 jogos que não conseguem ganhar da gente.. mas isso é bobagem, hoje é dia de festa!:)

6 comentários:

  1. Viva o todo poderoso timão!
    Mas faltou falar q o nome do estádio é Fielzão, é mto engraçado esse nome!

    ResponderExcluir
  2. Grande Corinthians! Feliz aniversário Timão! E parabéns pelo trabalho Leandro, o Blog está animal!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Vim correndo aqui, sabia que encontraria um belo texto sobre nosso Todo Poderoso! 100 anos de Paixão!!!

    ResponderExcluir
  4. O nome do estádio vai ser CARANDIRUZÃO, HA,HA,HA, HA.

    ResponderExcluir
  5. Certeza que o comentário acima é do Sr. Lucas Ricardo Silva, o anti-corintiano. Mas afinal, pra que time esse Lucas torce? Ele não fala do time dele, apenas do timão...

    ResponderExcluir