quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Ramones

Há exatos 6 anos atrás, devido a um câncer de próstata, morria Johnny Ramone. Um guitarrista que  com sua banda, os Ramones, influenciou meio mundo no rock. Aproveitando a deixa, vou falar um pouco dessa grande banda, que é uma das minhas favoritas... 

Em 1974 um grupo de rapazes do subúrbio de Nova Iorque se juntam e começam a fazer um som despretensioso, basicamente de 3 acordes, e assim resgatam o espírito rebelde do rock n roll há tempos perdido, com bandas cheias de virtuosismo em longos solos de guitarra. 

Começam a fazer apresentações no bar CBGB, por ser o único lugar que tinham na época pra tocar. Lugar que mais tarde ganharia fama por ser o berço também de outros grandes nomes da cena novaiorquina como Velvet Underground, Television e Blondie.

Em 1976 sai o primeiro disco, intitulado apenas como Ramones. Com o baixíssimo custo de um pouco mais de seis mil dólares, nascia ali o primeiro álbum descrito como punk, que ficaria na história com um dos discos mais influentes de todos os tempos. Músicas como "Blitzkrieg Bop" influenciariam milhares de bandas que vieram depois, como o Sex Pistols e The Clash, da cena punk inglesa de 1977, e muitas outras ao decorrer das décadas como U2, Nirvana, Pearl Jam, só pra citar algumas.

Em 1977 lançam outros dois grandes álbuns, Leave Home e Rocket to Russia. No ano seguinte sairia Road to Ruin, o primeiro sem Tommy, agora com Marky nas baquetas. Em 1979 a banda se junta com o renomado produtor Phil Spector pra lançar End of The Century. A idéia ali parecia ser dar uma nova cara a banda. Uma produção mais apurada e uma capa com os integrantes sem as típicas jaquetas de couro era uma tentativa da gravadora de ver a banda finalmente emplacar boas vendas. Fato que não aconteceu, apesar de ser também um ótimo disco.

Os Ramones continuaram lançando discos, não tão aclamados quanto os primeiros, até que em 1989 participam com a faixa título da trilha sonora de Pet Sematary (Cemitério Maldito aqui no Brasil), filme baseado no livro de Stephen King, grande fã da banda. Atingem aí o primeiro grande sucesso comercial. Logo após disso, Dee Dee abandona a banda e C.J. assume seu posto de baixista. Mesmo ausente, Dee Dee continua cedendo suas composições para a banda, como em Mondo Bizarro de 1992, que seria o disco mais vendido da banda, com uma divulgação intensa por parte da MTV no clipe de "Poison Heart"

Em 1995 com apenas Joey e Johnny da formação original lançam o último disco de estúdio, ¡Adios Amigos!. Um ano depois em Los Angeles fazem seu último show. O show teve a participação de membros de bandas famosas que sempre os viram como referência, como Motorhead, Pearl Jam, Soundgardens e Rancid. A apresentação acaba virando o disco ao vivo "We're Outta Here!", lançado no ano seguinte, em 1997. 


Em 2001 Joey Ramone morre em decorrência de um câncer linfático em Nova Iorque. Em 2002 Dee Dee é encontrado morto em sua casa em Hollywood, devido a uma overdose de heroína. Em 2004 foi a vez de Johnny em Los Angeles.

Os Ramones foram a maior banda punk de todos os tempos? Certamente. Até porque eles nunca aspiraram esse título, queriam na verdade ter um maior reconhecimento da mídia, mas por serem naturalmente tão punks não conseguiram tal status. Conseguiram sim o respeito de milhares de fãs e bandas por todo o mundo. 
O que é bem mais louvável, né?

Um comentário:

  1. Ramones é uma das minhas banda favoritas, e ler sobre ele é sempre bom.
    Adorei o último parágrafo e a forma como você falou sobre eles, com certeza o respeito é mais mais louvável.

    ResponderExcluir