segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Fabulous Bandits tour

Pra quem ainda não tá sabendo, outubro agora tem a tão falada tour da galera do Fabulous Bandits, que vai passar por 5 estados do Brasil. O hillbilly vai comer solto por aí, e não vão faltar músicas do primeiro disco, novas, e as já conhecidas versões hillbilly para alguns clássicos do rock. Como se não bastasse, eles ainda dividirão os palcos dessa turnê com os ases da surf music no Brasil, o Dead Rocks, que já têm uma grande bagagem, com discos e turnês pela Europa.  A tour tem o apoio da MTV, que rodará vinhetas em sua programação e notícias em seu portal, www.mtv.com.br/deadbanditstour
É isso aí, os Bandidos representando bem Londrina... 




Devem ser adicionadas mais datas, por enquanto são essas:
08/10 Florianópolis SC - Vecchio Giorgio
09/10 Itajaí SC - Big Pub Snooker Music Bar
10/10 Londrina PR - Auditório Sesc
14/10 Bragança Paulista SP - Acervo Tuzzi
15/10 São Paulo SP - Inferno Club
16/10 Rio de Janeiro RJ - RioBilly Festival   
17/10 Araraquara SP - Sesc
21/10 Campinas SP - Bar do Zé 
22/10 Ribeirão Preto SP - Grozelha Fuzz
23/10 Rio Claro SP - D'Vinci
24/10 São Carlos SP - Teatro Arena
30/10 Goiânia GO - Rock 'n' Gol 

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Ramones

Há exatos 6 anos atrás, devido a um câncer de próstata, morria Johnny Ramone. Um guitarrista que  com sua banda, os Ramones, influenciou meio mundo no rock. Aproveitando a deixa, vou falar um pouco dessa grande banda, que é uma das minhas favoritas... 

Em 1974 um grupo de rapazes do subúrbio de Nova Iorque se juntam e começam a fazer um som despretensioso, basicamente de 3 acordes, e assim resgatam o espírito rebelde do rock n roll há tempos perdido, com bandas cheias de virtuosismo em longos solos de guitarra. 

Começam a fazer apresentações no bar CBGB, por ser o único lugar que tinham na época pra tocar. Lugar que mais tarde ganharia fama por ser o berço também de outros grandes nomes da cena novaiorquina como Velvet Underground, Television e Blondie.

Em 1976 sai o primeiro disco, intitulado apenas como Ramones. Com o baixíssimo custo de um pouco mais de seis mil dólares, nascia ali o primeiro álbum descrito como punk, que ficaria na história com um dos discos mais influentes de todos os tempos. Músicas como "Blitzkrieg Bop" influenciariam milhares de bandas que vieram depois, como o Sex Pistols e The Clash, da cena punk inglesa de 1977, e muitas outras ao decorrer das décadas como U2, Nirvana, Pearl Jam, só pra citar algumas.

Em 1977 lançam outros dois grandes álbuns, Leave Home e Rocket to Russia. No ano seguinte sairia Road to Ruin, o primeiro sem Tommy, agora com Marky nas baquetas. Em 1979 a banda se junta com o renomado produtor Phil Spector pra lançar End of The Century. A idéia ali parecia ser dar uma nova cara a banda. Uma produção mais apurada e uma capa com os integrantes sem as típicas jaquetas de couro era uma tentativa da gravadora de ver a banda finalmente emplacar boas vendas. Fato que não aconteceu, apesar de ser também um ótimo disco.

Os Ramones continuaram lançando discos, não tão aclamados quanto os primeiros, até que em 1989 participam com a faixa título da trilha sonora de Pet Sematary (Cemitério Maldito aqui no Brasil), filme baseado no livro de Stephen King, grande fã da banda. Atingem aí o primeiro grande sucesso comercial. Logo após disso, Dee Dee abandona a banda e C.J. assume seu posto de baixista. Mesmo ausente, Dee Dee continua cedendo suas composições para a banda, como em Mondo Bizarro de 1992, que seria o disco mais vendido da banda, com uma divulgação intensa por parte da MTV no clipe de "Poison Heart"

Em 1995 com apenas Joey e Johnny da formação original lançam o último disco de estúdio, ¡Adios Amigos!. Um ano depois em Los Angeles fazem seu último show. O show teve a participação de membros de bandas famosas que sempre os viram como referência, como Motorhead, Pearl Jam, Soundgardens e Rancid. A apresentação acaba virando o disco ao vivo "We're Outta Here!", lançado no ano seguinte, em 1997. 


Em 2001 Joey Ramone morre em decorrência de um câncer linfático em Nova Iorque. Em 2002 Dee Dee é encontrado morto em sua casa em Hollywood, devido a uma overdose de heroína. Em 2004 foi a vez de Johnny em Los Angeles.

Os Ramones foram a maior banda punk de todos os tempos? Certamente. Até porque eles nunca aspiraram esse título, queriam na verdade ter um maior reconhecimento da mídia, mas por serem naturalmente tão punks não conseguiram tal status. Conseguiram sim o respeito de milhares de fãs e bandas por todo o mundo. 
O que é bem mais louvável, né?

domingo, 5 de setembro de 2010

Raw Power

O terceiro álbum dos Stooges "Raw Power" é um grande disco, e faltava na minha coleção.. faltava, porque ele chegou esses dias aqui em casa. O disco contém duas mixagens, a original de 73,  feita pelo David Bowie, e uma outra pelo próprio Iggy Pop, que saiu num relançamento do disco em 97, o qual eu tenho aqui comigo. Existe um grande debate em qual seria a melhor mixagem do disco. Bom, a do Iggy  dá mais destaque aos instrumentos que ficaram meio apagados na mixagem original, já a do Bowie não é tão estourada como a do Iggy... O fato é que o  disco mostra Iggy Pop e seus comparsas em sua melhor fase, com músicas como "Search and Destroy", "Gimme Danger" e "Raw Power" antes mesmo do termo punk nascer, no primeiro disco dos Ramones em 76. Alguns dizem que esse lance punk começou mesmo em Detroit, com os Stooges e o MC5 por volta de 68, mas na verdade foi em Tocoma WA, no primeiro álbum do Sonics em 65... 
Ah, mas isso é uma outra história... :)

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

100 anos de Timão

Hoje sem dúvida alguma é um grande dia para o futebol brasileiro, pois no dia 1º de setembro de 1910, cem anos atrás, nascia o todo poderoso Sport Club Corinthians Paulista. O nome foi inspirado no pequeno time de Londres, Corinthian FC, que excursionava pelo Brasil na época. 

Já nas décadas de 1920 e 1930 o Timão firmava-se como uma das equipes mais importantes de São Paulo, rivalizando com a Societá Sportiva Palestra Itália (futuro Palmeiras). Nos anos 50 o clube viveria uma de suas épocas mais gloriosas de todos os tempos,  arrematando Campeonatos Paulistas, Torneios Rio-São Paulo e a Pequena Taça do Mundo.

Na semifinal do Campeonato Brasileiro de 1976, cerca de 70 mil torcedores alvinegros viajaram para o Rio de Janeiro para assistir o duelo no Maracanã contra o Fluminense. Aquele momento acabou conhecido como "A invasão corintiana". A  vitória veio sobre o clube carioca nos pênaltis, após empate de 1 a 1 no tempo regulamentar. Porém na decisão do Brasileiro, o Internacional se sagrou campeão.

O ano de 1977 foi muito especial para o clube. A conquista do Campeonato Paulista, que se tornou um dos títulos mais inesquecíveis da história corintiana, pois representava o fim de quase 23 dolorosos anos sem ganhar competições oficiais, época que a torcida corintiana mais cresceu, se tornando a torcida gigantesca que é até hoje. Na última de três partidas, contra a Ponte Preta, o título veio com o gol de Basílio, no segundo tempo, no melhor estilo sofredor corintiano de ser.

No começo dos anos oitenta os resultados ruins em campo levaram a mudanças na diretoria, e os jogadores passaram a ter papel ativo nas decisões do clube. Tudo era resolvido pelo voto, das contratações ao local de concentração. O período ficou marcado como a "Democracia corintiana". As mudanças surtiram efeito. Em 1982, quando liderados pelos ídolos Sócrates, Casagrande, Biro-Biro e Zenon, o clube conquistou o Campeonato Paulista em cima do São Paulo. No ano seguinte, o Timão repetiria a final contra o rival e uma vez mais faturaria o torneio.

Em 1990 o Timão ganhou seu primeiro titulo Brasileiro, com um gol de Tupãzinho, um time razoável, mas com muita raça e jogadores como o meia Neto e o goleiro Ronaldo. Nessa década o clube conquistou a maior sequência de título da sua história, como o bicampeonato brasileiro de 1998 e 1999, e a maior conquista do clube: o Mundial de Clubes, em 2000, o primeiro organizado pela FIFA. A final foi contra o Vasco no Maracanã, decidida nos pênaltis.

Em 2005 o clube é mais uma vez campeão brasileiro após contratações milionárias do fundo de investimento MSI, grupo o qual foi também um dos grandes responsáveis pela queda do time para série B no Campeonato Brasileiro de 2007. Com o time na série B, o clube se reestruturou dentro e fora dos gramados, montando uma boa equipe, que voltou para a série A sendo campeã do torneio.

Em 2009, o clube acertou a contratação de Ronaldo, o fenômeno, que mesmo gordo levou nas costas o Campeonato Paulista invicto, e a Copa do Brasil para o Timão. Devido ao seu peso sofreu varias contusões e não conseguiu ter uma boa sequencia de jogos neste ano de 2010. 

A última surpresa veio poucos dias atrás, quando foi anunciado finalmente o tão aguardado estádio corintiano, que será entregue em 2013, para também ser o estádio de abertura da Copa de 2014, aqui no Brasil.

Principais títulos: Campeão Mundial de Clubes FiFA (2000). Pequena Taça do Mundo (1953)Tetracampeão Brasileiro (90, 98, 99 e 2005)Tricampeão Copa do Brasil (95, 02 e 09)Supercopa do Brasil (1991). Campeonato Estadual (26 vezes). Rio-SP (50, 53, 54, 66 e 2002). 

Tudo bem que os meus amigos são paulinos andam um pouco chateados com o Timão, afinal já fazem 10 jogos que não conseguem ganhar da gente.. mas isso é bobagem, hoje é dia de festa!:)