terça-feira, 11 de maio de 2010

RUBEM FONSECA

Oww, hoje é aniversário do Rubem Fonseca, 85 anos! Não dá pra deixar de falar um pouquinho deste grande escritor, que é um dos meus favoritos :)
Olha só.. nos anos 50, antes de se dedicar exclusivamente a literatura ele foi policial no Rio de Janeiro, de lá tirou várias histórias de seus livros.. bom, se você gosta de livros policias, aqui no Brasil ele é O cara.. com muitos clássicos nas costas, tem um estilo seco e direto, a luxúria e a violência urbana estão sempre a tona, dando vida a personagens muito legais que passeiam entre o submundo e a alta sociedade. 
Ganhou muitos  prêmios literários e também como roteirista de cinema. Algum de seus livros viraram filmes  como "A Grande Arte" e "Bufo & Spallanzani", e também séries de TV como "Agosto", que fala sobre conspirações que levaram o suicídio de Getúlio Vargas e "Mandrake", um de seus mais notórios personagens, o advogado criminalista especializado em resolver casos de chantagem e extorsão, baseado em seus livros "A Grande Arte" e "Mandrake, a Bíblia e a Bengala". Ah,  e tem o Tony Bellotto (sim, o cara dos Titãs, os livros dele são muuito bons..) como co-roterista. Não preciso nem dizer que eu altamente recomendo esse seriado, apesar de não ser muito fã de seriados em geral...

Aqui vai um trechinho do conto Os Anjos das Marquises que está no livro "A Confraria dos Espadas".

Paiva continuava acordando cedo, como fez os trinta anos que trabalhou sem parar. Poderia continuar trabalhando mais algum tempo, mas já ganhara muito dinheiro e pretendia viajar com a mulher, Leila, para conhecer o mundo enquanto ainda  tinha saúde e vitalidade. Um mês depois da aposentadoria as passagens áreas foram compradas. Mas a mulher morreu de um mal súbito antes da viagem, deixando Paiva solitário e sem planos para o futuro.
Habituado a acordar cedo, passou a passear por Copacabana e, sem nunca ter sido religioso não frequentava igreja, recebera um convite pra ser maçom, mas declinou-o, não fez amigos no trabalho. Num desses seus passeios matinais viu um homem e uma mulher ajudarem um mendigo, dirigiu-se a senhora e perguntou o que faziam. Ela respondeu que era um trabalho voluntário. Perguntou se podia ajudar e deixou seu número de telefone, quase chegou a dizer que tinha dinheiro.
Esperou em casa ansioso o telefonema, sem resultado.
Uma semana depois reencontrou os anjos das marquises. Ao aborda-los novamente agora foi o homem que falou com Paiva, e ao saber do seu interesse em ajudar pediu que deixasse o telefone, pois combinariam de vir busca-lo de carro a fim que conhecesse a sede da instituição; assim foi feito.
Ao chegar na casa de subúrbio bem limpa e arrumada, entraram os três, atravessada a sala entraram numa sala de centro cirúrgico, antes que Paiva esboçasse uma palavra, dois enfermeiros fortes aplicam-lhe uma injeção que o faz dormir.
Arrancam-lhe os pulmões, o motoboy já está na portaria pra receber a encomenda, agora irão lhe retira os rins. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário