terça-feira, 5 de julho de 2011

Adaptações

Adaptações de livros pro cinema sempre geram pequenas discussões. O pessoal que leu o livro sempre reclama, diz que faltou um monte de coisa, que o personagem não era assim, que o lugar era outro... Eu normalmente gosto, em especial as adaptações nacionais. É claro que sempre vai ser diferente na telona,  ás vezes muuuito diferente, ás vezes nem tanto... É, eu fiquei bem desapontado com a adaptação de Bellini e o Demônio, que é um livro que eu gosto muito.. mas eu sempre acabo me divertindo vendo os personagens que eu imaginava de um jeito aparecendo de outro...

Um bom exemplo é o escritor e roteirista Marçal Aquino. Seus livros  são ótimos. Não li muita coisa dele ainda, mas já posso dizer que Cabeça a Prêmio e Eu Receberia as Piores Notícias de seus Lindos Lábios são excelentes exemplares! E já viraram ou estão virando filme até. 

Ao contrário dos livros citados a cima, o livro O Invasor foi escrito depois do próprio Marçal ter feito o roteiro pro cinema. Eu gostei muito do filme, mas não li o livro. Tem um elenco bem conhecido da tv, como o Alexandre Borges, Malu Mader, Mariana Gimenes, mas o destaque ficou mesmo por conta do titã Paulo Miklos que surpreendeu, mandando muito bem em sua primeira participação no cinema, num papel todo bandidão.. acabou levando o prêmio de melhor ator coadjuvante no Grande Prêmio Brasileiro de Cinema de 2003. Ah, tem também o falecido rapper Sabotage no filme fazendo uma pontinha.. haha, adoro essa parte!

O filme Cabeça a Prêmio saiu a menos de um ano atrás, é relativamente novo e tem gente como a Alice Braga, Daniel Hendler, Cássio Gabus Mendes e outros nomes conhecidos. O filme também é muito bom e segue a linha do livro, com poucas mudanças, daquele jeitão simplificado.. o que é normal, né?  Tem o Marco Ricca, que atuou no filme O Invasor,  se saindo muito bem como diretor.
 

Já a adaptação do livro 
Eu Receberia as Piores Notícias de seu Lindos Lábios para a telona ouvi dizer que tá quase pronta, e deve sair ainda esse ano. Parece que tem a Camila Pitanga no papel da Lavínia... 
Aguardemos...